Depoimentos



“ Oficina de escrita e leitura legal!”
realizada pela escritora Carolina Estrella

No 2º semestre de 2010, nosso colégio estadual Manoel de Abreu teve a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pela escritora Carolina Estrella atendendo ao convite da BEIAT( Biblioteca Estadual Infantil Anísio Teixeira). Nós levamos duas turmas ( 7ª,8ª,9º ano) em três dias seguidos  para participarem do Projeto : “A BEIAT Plantando histórias”, no qual a referida escritora desenvolveu, ao longo de uma semana, com várias escolas da comunidade, atividades de leitura e escrita em conjunto com a leitura de seu primeiro livro Garota apaixonada em apuros.
Nesse momento Carolina Estrella aceitou prontamente nosso convite para realizar em nosso colégio novas oficinas, de acordo com o perfil, necessidades e carências dos alunos.
Planejamos tudo dentro de seu projeto “escrever é legal!”. Foi um privilégio para nossa escola. Todas as turmas do 6º ano (nosso interesse inicial era começar da base) foram alcançadas e vieram a conhecer o livro Garota apaixonada em apuros, gerando uma grande procura e visitas na biblioteca.
As oficinas eram tão motivadoras e tão bem preparadas que até os alunos mais arredios começaram a participar. Alguns até nos surpreenderam escrevendo belas histórias de forma criativa, emocionante, até mesmo, terapêutica.
Vale destacar a empatia que se criou entre a escritora e nossos alunos e professores. Estes chegaram até a verbalizar os resultados que passaram a colher em suas disciplinas, após o trabalho das oficinas.
Uma estratégia muito interessante foi criada pela escritora para atrair o aluno a participar das oficinas.
Depois de cada bate-papo, o aluno produzia seu próprio texto, com isso, a fim de estimular sua produção e participação, a escritora (por iniciativa própria) preparou vários kits com material referente a seu livro (camisetas, sacolas,canetas e etc.).
Ao final dos 3(três) meses de projeto, após avaliação paulatina dos textos produzidos feita pela escritora, foi realizada um cerimônia de encerramento do projeto em nosso auditório.
Nessa cerimônia todas as turmas participantes e professores compareceram em horários diferentes com a presença da direção do colégio e a professora responsável pela Sala de Leitura.
A escritora fez uma apresentação de vídeos relacionados à leitura, a livros e a blogs de resenhas dentro da faixa etária dos adolescentes.
A seguir cada turma recebeu uma palavra de agradecimento e incentivo por Carolina Estrella e pelo diretor do colégio.
Para finalizar, a cada turma, os melhores alunos eram chamados ao palco para receberem seus prêmios (somente os três primeiros colocados) e certificados de participação.
O resultado do trabalho realizado tem se revelado, a cada dia, não só na sala de aula como também no aumento da estatística de livros emprestados em nossa biblioteca.
 
Olivia (coordenadora do ensino médio e fundamental do colégio)