Projeto escrever é legal!
O Projeto “Escrever é Legal” é de jovem para jovem. Feito por jovem e para o público jovem.
O principal objetivo deste projeto é exercitar a escrita e a leitura, promovendo espaços de debates sobre os temas comuns da adolescência.
A ideia é simples: lemos e debatemos os textos de grandes autores, cânones da literatura universal e após o debate vamos para a produção de texto. Todo esse processo será estimulado dentro da oficina com contos juvenis de outros alunos, contos de autores populares juvenis (J. K Rollwing, Rick Riordan, Sthepanie Meyer, Lygia Bojunga, Ana Maria Machado, Bartolomeu Campos de Queiroz, entre outros) a fim de provocar motivação para que os alunos produzam seus próprios textos.
Assim teremos um mesmo tema interpretado por diferentes olhares; muitos modos de ver, perceber ou sentir um mesmo assunto. É um jeito de ficarmos reunidos, lendo, conversando, trocando idéias, aprendendo uns com os outros, produzindo textos e colocando nossas opiniões na internet em um blog criado especialmente para o projeto[1]. A intenção é criar estímulos à imaginação e a criatividade do jovem, exercitando a capacidade de escrever suas histórias, de colocar-se, de posicionar-se frente ao mundo e de fazer da leitura um hábito prazeroso.
Ao longo da minha juventude pude observar a dificuldade que muitos adolescentes encontram para ler clássicos, isso cria certa dificuldade no aprendizado da língua portuguesa e com a maneira de comunicar-se com o mundo resultando em uma preguiça enorme com a escrita. Durante a minha educação escolar pude observar que a leitura extraclasse de livros de cânones da literatura brasileira, tais como, Clarice Lispector, Jorge Amado, Machado de Assis, muitas vezes era ignorada ou até mesmo rejeitada por meus colegas com a justificativa de que a leitura era muito difícil e cansativa.
A ideia não é desestimular a leitura dos clássicos e sim fazer da leitura um hábito prazeroso. Começaremos por temas e assuntos do nosso cotidiano, os livros de vampiros, princesas, Zac Power, Diário de um banana, Harry Potter, Percy Jackson, por exemplo, e depois partiremos para a parte prática e lúdica. É gostoso ler assim, um recomendando o livro que mais gostou ao outro, reconhecendo-nos entre os personagens, experimentando novas aventuras.
Escrever é Legal!
Estimular a leitura e a capacidade de se relacionar tanto na sua comunidade quanto nas redes sociais virtuais é um grande começo para desenvolver a capacidade de comunicar-se e fazer novas amizades. Sendo assim, esse projeto possibilitará também a inclusão digital e social, trazendo benefícios para o jovem na comunidade e no ambiente social em que reside.
A motivação é o que está faltando para a população investir mais na leitura e na educação, pois o livro ainda é considerado um lazer muito caro para a maioria dos brasileiros que prefere economizar na leitura a associar o ato de ler a uma atividade prazerosa e divertida.
O que eu pretendo fazer durante este projeto é mostrar para os alunos que ler e escrever não precisam ser atividades monótonas e cansativas. O objetivo é criar um hábito de leitura e escrita em torno de livros interessantes de acordo com a grande oferta do mercado editorial, ficando a critério do aluno escolher a história e enredo que mais lhe agrada. Além de a realização de atividades divertidas e lúdicas em conjunto com os colegas.
Há de se convir que não adianta forçar o jovem a ler autores do século passado por conta própria, tendo em vista a vasta quantidade de autores estrangeiros com histórias muito mais estimulantes. Sendo assim, motivarei os estudantes a ler qualquer tipo de livro, para que possam devorar um livro clássico depois que estiverem lendo com freqüência.
O mais importante da oficina é estimular a escrita sem a pressão e as exigências da sala de aula, portanto o aluno ficará livre para escrever o quanto desejar, sobre o tema que mais lhe agradar dentro da proposta de cada atividade.